terça-feira, 16 de outubro de 2012

SKYPE: salvação ou perdição

Eu acho que o skype muda em 99% o que eu penso da família após ler o app. Pode ser pro lado bom ou ruim (o meu foi pro lado bom).


Conversei com a primeira família do meu app na sexta-feira, 12/10. Foi uma conversa de 40 minutos e super tranquila! Na verdade eu já havia conversado com outras 2 famílias pelo gap e vou contar minhas impressões de cada skype:

SKYPE 1: Com uma família da Austrália (quase fui pra lá, história para outro post). Trocamos uns 4 emails antes do skype. Durou uns 50 minutos. Minhas impressões: aquilo era tão novo pra eles quanto pra mim. Não sabiam o que perguntar e falaram coisas aleatórias, demos muita risada (eu então que não entendia nada hahaha). O menino de 4 anos apareceu e eu travei totalmente, disse qualquer coisa e ele saiu. O casal parecia se dar muito bem, estavam meio abraçados, e muito preocupados com os filhos. Ele saiu pra brincar com o menino e deu um beijo nela (owwwn). Eu ria o tempo todo, pedia pra repetir, fazia piada com o que eu não entendia... Resultado: eles queriam match! não deu né, porque né.

SKYPE 2: Família da CA (não lembro a cidade). Eles estavam com meu perfil do gap impresso na mão. TENSO. Era o casal também, e ficavam perguntando coisas que estavam no meu perfil (graças a deus era tudo verdade e não me enrolei pra responder). A mãe pelo jeito mandava mais que o pai. Eram cheios de regras, mas simpáticos. As crianças apareceram (2 e 4 anos) e ficaram enchendo o saco brincando com uns bichos de plástico na frente da tela enquanto a mãe falava. Eu ia respondendo e ao mesmo tempo falando "Olha! estou vendo uma girafinha! Eu gosto de girafinhas! blablabla"... Foram uns 40 minutos assim...eu pedi pra kid me mostrar os brinquedos.... foi legal e eles entrariam na agência por mim (mas eu nem queria só estava testando mesmo). Resultado: eles queriam o match! depois mandei um email dizendo que não daria pq mudei a minha data da viagem. 3 MESES DEPOIS eles mandam um email novamente pedindo se por favor eu ainda estava disponível porque eles ainda me queriam! Não deu né.

SKYPE 3: Nervosismo a mil! Essa era a família mais "real" porque foi pela CC. Estava o casal. Muito descontraídos, um completava a fala do outro... também pedi muito pra repetir... eles disseram que meu inglês era bom e eu disse: eu não acho! mas se vocês acham vou considerar isso! Eles riram...(YES 1 point). Ele me fazia algumas perguntas, tipo: o que você vai fazer com o baby durante o dia? E eu: brincar (sério?????), levar ele pra grama blablabla. Os hosts: Grama foi um bom exemplo!!! (YES 2 points). Eu fiquei fazendo umas piadinhas o tempo todo tipo "Oh my god, I don't know if this thing has an english name" (falando das comidas) e eles achavam muito engraçado (YES 3 points). Contei que meu namorado é vegetariano mas eu não o host: Just like us! she is veggie but I am not! *-* (YES I WIN) #TODOSCHORADEEMOSSAUM# ... fui percebendo o que eles gostavam e dizendo: legal, na minha família é assim também! Resultado: talvez saia um match!



Essa semana terei mais um skype com uma situação bem diferente... venho contar aqui!

Minhas dicas:

  • Sorria mas não no modo "sorria e acene". Se não entendeu diga na cara de pau: "Oh I didn't understand! Can you repeat? 
  • Faça umas piadinhas se perceber que eles não são sérios, eu fiz várias. durma com o bozo!
  • Esteja pronta pra mudar o tom! No último eles perguntaram o que eu faria se o baby comesse grama. Eu disse que explicaria que não pode colocar na boca, que ele não pode. (e fiz uma piadinha tipo: eu sei q ele nao vai entender, mas vou aprimorar meu baby talk!) e eles disseram que eles gostam que o baby coloque as coisas na boca (aham, aham, isso mesmo). Mudei o tom totalmente! Disse: Nossa, isso é ótimo! Pra minha família isso também é importante, então vou deixar ele por, que bom!
  • Não esqueça de perguntar das crianças.... os meus desviavam o assunto total! E volta e meia eu dizia; mas e o baby, eu queria saber o que ele gosta de comer (isso mostra que você está interessada!)
  • Preste atenção nas perguntas sobre você: tente medir o quanto de interesse eles tem em você pessoalmente e não só profissionalmente. Nos meus skypes eles perguntaram sobre o Brasil, sobre o que eu gosto de fazer, se eu me sentiria a vontade passeando com eles... muitas perguntas focadas em MIM e não em como eu cuido da criança.
  • DICA MASTER: grave a conversa! tem uns programinhas pra gravar no skype mesmo não sei usar,  mas eu gravei com meu celular! Assim tenho a "prova" do que eles me falaram, além de poder ouvir como eu fui idiota em várias respostas e sofrer muita vergonha alheia por mim mesma! hahahahah. E também reafirmar mais uma vez o quanto eles são legais ou não.
A seguir, cenas do próximo capítulo: o skype com a família que você não quer!

Beijos

Pam

7 comentários:

  1. Muito bom, adorei as dicas, e adorei saber como foi seu skype. Acho que essa é a parte qu eme da mais medo, pq ainda não tenho inglês bom..estou estudando pra isso..fico em pânico!

    HAAHAHAHAHAHAHHA

    Vc não entendia o que eles falavam, e eles explicavam? falavam devagar? foram pacientes? TODOS?

    Conta mais detalhes!

    aahahahahah

    Qual o nível do seu inglês?

    Bjo

    Boa sorte pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana! Então, eu sou formada em Letras, por isso meu inglês é até bem razoável (mas nunca fiz cursinho particular). Meu nível é 6. Eu não entendia algumas perguntas ou palavras e pedia pra repetir direto, e nos 3 skypes eles explicavam fazendo gestos e falando mais devagar e daí eu entendia na boa. Todos foram super pacientes sim! O que eu achei legal é que em todos estavam o pai e a mãe, achei que isso demonstra interesse da família! Uma dica que eu dou é o www.sharedtalk.com ... nele você conversa com pessoas do mundo todo que querem aprender inglês, foi muito bom pra eu me preparar! E também baixe uma série que você goste e assista, coloca a legenda em inglês, ou músicas mesmo (eu aprendi muuuuito com música sozinha!). Mas fica tranquila porque se a família parecer descontraída no app, provavelmente será assim no skype. Não tenha medo de ser engraçada, de falar besteira, eu falei muita coisa errada! Mas eles entenderam o que eu queria dizer e acharam legal eu ter iniciativa (e cara de pau!)... Qualquer dúvida que eu possa ajudar, estamos aí! Beijos e obrigada!

      Excluir
  2. Pam! Que legal, to ansiosa pra ficar ON e se Deus quiser ter um Match!

    Boa sorte! Acompanharei seu processo! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza, vc também é da CC? Eu achava que ia demorar tanto pra ficar on sabe, parecia uma coisa bem longe... e agora estou quase tendo um match! passa muito mais rápido do que a gente pensa!

      Obrigada pelo comment e boa sorte pra você também!

      Excluir
    2. Pam, sou da APC. Obrigada pela visita no blog! =)

      Excluir
  3. Ei Pamela! nossa, como você conseguiu todos esse contatos no GAP?
    beijos, sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sara, eu saio favoritando tudo que é família! Eu só olho o número de kids: tem no máximo 3 eu favorito... sem olhar mais nada... uma época eu favoritava umas 20 famílias por dia!

      Ah e outra coisa: meu perfil do GAP é bem caprichado! tem várias fotos, vídeos, todo completinho! Isso ajuda também... e obrigada pela visita!

      Excluir