domingo, 21 de outubro de 2012

I HAVE A MATCH

ou...Minha Host Family tem um MATCH comigo!

Sim, porque fui tecnicamente eu que fiz o match! Deixa eu explicar melhor...

Essa família entrou no meu APP no dia 09/10. Que emoção! Não fazia uma semana que eu estava online... postei aqui  como foi quando eles entraram...que eu estava tentando não me empolgar porque era só a primeira família. Fizemos um skype e eu gostei ainda mais deles! Mas ainda pensando: "calma Pamella... você tem muitas famílias pra ver ainda...". Eles foram muito simpáticos o tempo todo, a conversa foi muito legal e eles soltaram a frase: You are definitely on the top of our list! Nesta hora apesar da felicidade absurda eu falei que eles eram apenas a primeira família com quem eu falava! Eles ficaram surpresos e com a maior "gente boa-zisse" do mundo me pediram se eu queria que eles liberassem meu perfil. Eu morrendo de medo disse que sim, que eu queria falar com outras famílias. 

Nesse meio tempo a segunda família entrou no meu perfil, me mandaram uns emails e marcaram skype. Eram 3 kids e mãe stay at home = não né????. Mas eu ia fazer o skype, só pra ver... No fim eles sequer me adicionaram no skype e eu fiquei feito uma pata esperando e feliz também...

Passaram as 48h e a primeira família voltou pro meu perfil! Todo esse tempo eles foram me mandando emails e até foto do baby... e escreveram: "Vimos que seu perfil estava disponível e estamos com ele novamente. Entendemos totalmente se você ainda quiser falar com outras famílias, é só avisar que liberamos o perfil... mas você permanece no topo da nossa lista!". Ai que cute né, fala sério... Mas respondi dizendo que sim, eu gostaria de falar com outras famílias, isso foi de tarde.

A noite, depois de pensar muito neles e em toda a situação eu percebi que eu não queria falar com outra família! Eu queria eles... e que não era precipitação e sim sorte da minha família ter me achado já na primeira oportunidade.  Mandei um email pra eles dizendo tudo isso! Eles estavam esperando que eu dissesse sim logo... por isso basicamente fui eu que fiz o match com eles! ... No outro dia (17/10) eles me responderam dizendo que estavam muito felizes com o match comigo, e que na semana seguinte o host iria na agência finalizar as coisas. Eu fiquei tipo assim: Isso foi um match??? Porque não foi assim aquela coisa linda de no skype eles pedirem se eu queria ser a aupair deles e tal... foi essa conversa no email mesmo!



Por isso nem considerei o match final aquele dia... fiquei meio assim: vai que depois eles me falam que eu entendi errado???

Nesse tempo fomos trocando emails... e marcamos outro skype pra ontem (20/10). Esse skype foi a coisa mais cute das coisas cutes! Foi pelo Iphone do host, estavam eles sentados no chão e o baby tocando o terror! hahaha... o baby tava comendo e brincando por cima deles, escalando na mãe, dando sorrisos, batendo palminha pra mim *-* Conversamos sobre várias coisas, rimos muito, o baby se divertindo.... eles sempre dizendo o quanto gostaram de mim e como vamos share our culture! eles são muuuito interessados no intercâmbio em si, na troca de experiências, na questão cultural mesmo, e esse foi um dos motivos principais do nosso feeling! (de ambas as partes).

No fim do skype eu disse: Can I ask you just one more thing, I need to be sure... Do we have a match????
Eles riram comigo e falaram "Yes, we have a match! Nós vamos na agência segunda finalizar tudo!" E ficamos falando de quando eu chegar... que eles vão comprar móveis pro meu quarto, como vai ser quando forem no aeroporto me buscar e tudo mais...

E é isso! Califa, here I go! Vou morar em Ventura/CA, fica a 1 hora de LA. No próximo post contarei mais sobre minha host family!




See you :)

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Vídeo do APP - Dicas

O vídeo do APP é a parte mais difícil de todo o application, na minha opinião. Quando eu coloquei o meu a primeira família já estava no meu perfil... porque me enrolei bastante pra fazer :P

Eu tava bem sem ideias e quando essa família entrou pensei: preciso de um vídeo pra ontem! Aí fiz do jeito que deu, com uma cara de gripe, com o rosto horrível e o cabelo sujo. então, DICA 1: se arrume melhor do que eu! mas não use muita maquiagem tá, não deixe a host mom com inveja (mas tb não precisa deixar ela com pena, como eu fiz ahhahah).

Como eu já trabalho com crianças, há algum tempo eu já vinha filmando algumas atividades minhas com elas pra colocar no vídeo... achei bem legal e as families gostaram! DICA 2: invista em filmagem com criança... e melhor se não for uma coisa olhando pra camera, faça como uma coisa bem casual! Eu não coloquei NENHUMA foto no meu vídeo, mas várias filmagens...

Uma coisa que eu queria fazer melhor e não deu tempo foi a edição, fiz no VideoPad mas queria ter feito no MovieMaker, que eu entendo melhor... só que travou tudo e tive que fazer no videopad, como eu não sabia mexer, fiquei até as 4h da manhã fazendo e ainda ficou super pobrinho de edição! DICA 3: pesquise antes o editor que prefere usar, e aprenda a mexer... se possível pessa ajuda de alguém que entende! Mas eu acho que não é necessário ser uma coisa de cinema não, o meu tá simples e as families adoraram!

Eu também fiz um roteiro do que eu queria falar, errei MUITAS vezes mas fui em frente... no final editei os erros e deu no que deu... DICA 4: Faça um texto do que vc quer falar, mas NÃO decore! O seu inglês não  precisa ser perfeito, mas ficar lendo também não rola! tente sorrir e manter a calma... graças a deus vc pode editar tudo depois!

Além de aparecer falando e comas kids, eu queria um toque diferente, e aí eu tive a vergonhosa ideia de me filmar fazendo um barquinho de papel! Pra mostrar toda a minha criatividade (MUA HA HA pode rir). Mas as families gostaram tá? E foi lindo tirando a minha calça de pijama que aparece!!!!!!!!!!!!. DICA 5: procure algo a mais (se vc tiver mais tempo, algo melhor do que um barquinho)... pode ser vc dirigindo, fazendo algum craft, crochetando sei lá!


Ah, a música! Parte importante do vídeo. Escolha uma animada, tanto faz se infantil ou não. Se for em inglês pelamordedeus veja a tradução antes! Eu escolhi uma da Tiê porque adoro ela já faz anos, e essa música é especial pra mim, além de ser animada. Tinha pensado na do Toy Story, é legal também... e Palavra Cantada tem músicas infantis lindas e ótimas para a situação. DICA 6: não esqueça de deixar a música só, solamente, quando estiver mostrando outros vídeos! Enquanto vc fala, sem música, por favor!

Acho que é isso... e agora segue o meu vídeo que eu, apesar dos pesares da edição, gostei! E as famílias também...Enjoy!




terça-feira, 16 de outubro de 2012

SKYPE: salvação ou perdição

Eu acho que o skype muda em 99% o que eu penso da família após ler o app. Pode ser pro lado bom ou ruim (o meu foi pro lado bom).


Conversei com a primeira família do meu app na sexta-feira, 12/10. Foi uma conversa de 40 minutos e super tranquila! Na verdade eu já havia conversado com outras 2 famílias pelo gap e vou contar minhas impressões de cada skype:

SKYPE 1: Com uma família da Austrália (quase fui pra lá, história para outro post). Trocamos uns 4 emails antes do skype. Durou uns 50 minutos. Minhas impressões: aquilo era tão novo pra eles quanto pra mim. Não sabiam o que perguntar e falaram coisas aleatórias, demos muita risada (eu então que não entendia nada hahaha). O menino de 4 anos apareceu e eu travei totalmente, disse qualquer coisa e ele saiu. O casal parecia se dar muito bem, estavam meio abraçados, e muito preocupados com os filhos. Ele saiu pra brincar com o menino e deu um beijo nela (owwwn). Eu ria o tempo todo, pedia pra repetir, fazia piada com o que eu não entendia... Resultado: eles queriam match! não deu né, porque né.

SKYPE 2: Família da CA (não lembro a cidade). Eles estavam com meu perfil do gap impresso na mão. TENSO. Era o casal também, e ficavam perguntando coisas que estavam no meu perfil (graças a deus era tudo verdade e não me enrolei pra responder). A mãe pelo jeito mandava mais que o pai. Eram cheios de regras, mas simpáticos. As crianças apareceram (2 e 4 anos) e ficaram enchendo o saco brincando com uns bichos de plástico na frente da tela enquanto a mãe falava. Eu ia respondendo e ao mesmo tempo falando "Olha! estou vendo uma girafinha! Eu gosto de girafinhas! blablabla"... Foram uns 40 minutos assim...eu pedi pra kid me mostrar os brinquedos.... foi legal e eles entrariam na agência por mim (mas eu nem queria só estava testando mesmo). Resultado: eles queriam o match! depois mandei um email dizendo que não daria pq mudei a minha data da viagem. 3 MESES DEPOIS eles mandam um email novamente pedindo se por favor eu ainda estava disponível porque eles ainda me queriam! Não deu né.

SKYPE 3: Nervosismo a mil! Essa era a família mais "real" porque foi pela CC. Estava o casal. Muito descontraídos, um completava a fala do outro... também pedi muito pra repetir... eles disseram que meu inglês era bom e eu disse: eu não acho! mas se vocês acham vou considerar isso! Eles riram...(YES 1 point). Ele me fazia algumas perguntas, tipo: o que você vai fazer com o baby durante o dia? E eu: brincar (sério?????), levar ele pra grama blablabla. Os hosts: Grama foi um bom exemplo!!! (YES 2 points). Eu fiquei fazendo umas piadinhas o tempo todo tipo "Oh my god, I don't know if this thing has an english name" (falando das comidas) e eles achavam muito engraçado (YES 3 points). Contei que meu namorado é vegetariano mas eu não o host: Just like us! she is veggie but I am not! *-* (YES I WIN) #TODOSCHORADEEMOSSAUM# ... fui percebendo o que eles gostavam e dizendo: legal, na minha família é assim também! Resultado: talvez saia um match!



Essa semana terei mais um skype com uma situação bem diferente... venho contar aqui!

Minhas dicas:

  • Sorria mas não no modo "sorria e acene". Se não entendeu diga na cara de pau: "Oh I didn't understand! Can you repeat? 
  • Faça umas piadinhas se perceber que eles não são sérios, eu fiz várias. durma com o bozo!
  • Esteja pronta pra mudar o tom! No último eles perguntaram o que eu faria se o baby comesse grama. Eu disse que explicaria que não pode colocar na boca, que ele não pode. (e fiz uma piadinha tipo: eu sei q ele nao vai entender, mas vou aprimorar meu baby talk!) e eles disseram que eles gostam que o baby coloque as coisas na boca (aham, aham, isso mesmo). Mudei o tom totalmente! Disse: Nossa, isso é ótimo! Pra minha família isso também é importante, então vou deixar ele por, que bom!
  • Não esqueça de perguntar das crianças.... os meus desviavam o assunto total! E volta e meia eu dizia; mas e o baby, eu queria saber o que ele gosta de comer (isso mostra que você está interessada!)
  • Preste atenção nas perguntas sobre você: tente medir o quanto de interesse eles tem em você pessoalmente e não só profissionalmente. Nos meus skypes eles perguntaram sobre o Brasil, sobre o que eu gosto de fazer, se eu me sentiria a vontade passeando com eles... muitas perguntas focadas em MIM e não em como eu cuido da criança.
  • DICA MASTER: grave a conversa! tem uns programinhas pra gravar no skype mesmo não sei usar,  mas eu gravei com meu celular! Assim tenho a "prova" do que eles me falaram, além de poder ouvir como eu fui idiota em várias respostas e sofrer muita vergonha alheia por mim mesma! hahahahah. E também reafirmar mais uma vez o quanto eles são legais ou não.
A seguir, cenas do próximo capítulo: o skype com a família que você não quer!

Beijos

Pam

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Família no perfil! O quê fazer?

AAAAAAAAAHHHHHHHHHHHH UMA FAMÍLIA!


É, essa é a primeira coisa que a gente faz, inevitavelmente. No meu caso gritei em pensamento, porque já era tarde quando abri o email e não deu pra virar aloka na hora :P

Só nesta segunda-feira é que achei meu perfil no site da CC. Gostei, mas nem me apeguei muito não. Trabalhei tranquila, pensei "não vou virar a maníaca do F5, deixa os dias passarem". Então ontem fui abrir meu email depois do trabalho, como de costume e lá estava: aupair host family match (ou algo assim).
Nossa, que sensação boa! Tipo: "Olha, eu não sou um lixo, alguém me ama!!!" hahaha. Corri ler o perfil da family e simplesmente adorei! Liguei pro namorado toda boba e ele até fez de conta que ficou feliz por mim! haahah... Mas ainda tô tentando manter os pés no chão, afinal, "legal" não é sinônimo de "perfeito".  Li, reli, me joguei no google,... 

Mandei a mensagem pra família tentando me conter. Resultado:

Por dentro: VOCÊS SÃO LINDOS, EU QUERO UM MATCH ME CONTRATA ME CONTRATAAAAAAAAA

Por fora: Hello family! I read you profile and I really liked the information about you. blablabla blablabla  skype blablabla Kind Regards, Pam

Isso foi ontem, hoje já recebi um email deles dizendo que adorariam um skype e marcamos! Logo venho contar como foi.

A primeira família no perfil é algo ótimo e ao mesmo tempo aterrorizante. E se eles forem A família? E se eu estiver fazendo besteira? E se tiverem famílias ainda melhores pela frente? 

É muito difícil esse momento... mas tenho certeza que o skype mudará a minha opinião em 90% pra melhor ou pior!


Primeira família - O quê fazer?

  • Leia cuidadosamente todas as partes do perfil. E releia - no mínimo umas 3 vezes! A primeira vez não vale porque é tanta empolgação que você não lembra de nada depois.
  • Joga tudo no google!  Nome dos hosts, cidade, etc... e depois disso se joga no grupo do Face também que opiniões pessoais são sempre válidas. 
  • Lembre-se dos requisitos que você sempre imaginou pra sua host family e coloque tudo na balança. Tem carro, banheiro, universidade perto, número de kids que você queria?
  • Na CC podemos enviar a mensagem pra família, não esqueça de utilizar isso ao seu favor!
  • Prepare-se para o skype, e antes dele releia mais uma vez todo o perfil da family, pra certificar que não ficou nenhuma dúvida.


See ya!


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Tô ON, e agora?

Então aconteceu que fiquei on!



Na verdade nem estou muito eufórica com isso... tô bem tranquila, acho que a ficha não caiu. Antes eu tinha a impressão de que eu acharia minha família bem rápido... mas agora penso que se encontrar família lá pro fim de Novembro já estará bom. Entendi que como não sei nadar e tirei a cnh agora, as coisas não vão cair do céu assim...

Agora tô focando nos próximos passos...mas tô tããão enrolada e com tanta coisa pra fazer que só vou conseguir organizar tudo mesmo semana que vem.

Meus próximos passos serão:

  • Fazer o vídeo - já tenho as filmagens com kids, brincando, pulando, cantando... mas quero tirar umas fotos com um baby pra colocar, e falta me filmar falando (espero q não passe de 3 min)
  • Organizar lista de perguntas - melhor pensar nisso logo né? Eu sei o que preciso saber mas no calor da hora posso esquecer algo importante... melhor anotar!
  • Estudar respostas - eu já tive 2 skypes pelo GAP (falarei disso um dia) e eles foram bem diferentes e imprevisíveis. Tô precisando dar uma estudada, tem cada família louca né? Vai saber o que eles vão perguntar

Acho que isso é o que tenho que fazer de mais importante... e o resto é fiscalizar o email direto!


Dica da pré Aupair: Assinei o Netflix ( e to achando ótimo) e indico muito a série Parenthood (veja mais  aqui e aqui)

 Eu adoro a série, mas apesar de me apaixonar pelos personagens ela também me fez cair na real sobre como pode ser uma (ou vários tipos de) família americana. Conta a história de uma família com 4 irmãos, cada irmão tem filhos e cada um tem seus problemas. Percebi na série alguns "comportamentos típicos" que li nos grupos de Au Pair... e tô pensando melhor nas situações que talvez eu enfrente... como quando um pai descobre que a filha fuma maconha e fica feliz por ela ter contado (tá não ficou tão feliz mas a menina nem ficou de castigo!), ou a outra que é super rebelde e a mãe não faz nada realmente sério, o menino que tem síndromo de Asperger, a mãe que só trabalha e nunca tá com a filha... É bom ir se acostumando com esse tipo de situação, porque definitivamente não tô esperando um fairytale! (mas se vier beleza hahhaha).


Pam