quarta-feira, 6 de março de 2013

Adaptação, inglês e feijão!

Uma coisa que me deixava muito ansiosa e insegura no Brasil era pensar na adaptação. Será que eu vou entende as conversas? Será que vou saber mexer na dishwasher, lavar as roupas? Como vai ser o dia inteiro com o baby? E essas coisas realmente foram estranhas na primeira semana, eu sempre pensava que estava fazendo algo errado. A dica pra melhorar isso é pergunte!



Não tenha vergonha de pedir a mesma coisa 3 vezes. Eu pedi sobre a dishwasher várias vezes... não é minha obrigação lavar a louça, mas não vejo mal nenhum, e revezamos direitinho: se está cheia quando estou trabalhando, eu ligo... se está terminando de lavar quando começo a trabalhar, eu esvazio... e meus hosts fazem o mesmo, eles não deixam pra mim de propósito, é simples: se está cheia quem estiver por perto faz o serviço. (OBS: Eu só tenho 1 baby que pra minha sorte é um amor e não me dá trabalho... se eu tivesse 3, 4 kids acho que não faria isso não!). É uma coisa tão simples e rápida que não vejo mal algum em ajudar, afinal os hosts passam muito tempo fora e maior parte da louça é minha mesmo!

Sobre a laundry eu também estava perdida no começo. Meus hosts apenas disseram: não tem dia certo, apenas faça quando precisar. Eu fiquei me perguntando né "mas quando precisa??? quando estiver super cheia ou faço aos poucos?" Detalhe = meu baby usa fralda de pano!!! É diferente das do Brasil, é super fácil de trocar... mas tenho que lavar e estender no varal (nem tudo é perfeito né). Mas to fazendo isso só a cada 4 dias basicamente...

Mesmo algumas coisas que eles já tinham me dito eu perguntava novamente depois, só pra ter certeza, como sobre a alimentação do baby, sobre horários de nap, sei lá, TUDO o que me vinha na cabeça e eu não tinha certeza absoluta eu perguntava!

Outra coisa que facilitou minha adaptação também foi perguntar sobre o idioma. Tudo que eu não entendo eu pergunto... mesmo que eu tenha entendido o sentido da frase, se tem uma palavra que eu não sei eu digo pra eles "I understood, but what does ____ mean?" E eles me explicam na maior paciência... Então não deixe passar nada!

tira a palavrinha F*** quando for perguntar pros hosts tá? haha


Uma vez vi alguém falando que por cuidar de baby não tinha muito contato com inglês, então seguem algumas dicas do que eu estou fazendo  pra tentar melhorar isso:

- Janto com os hosts e aproveito não só pra falar do dia do bebê, mas pra fazer perguntas sobre o dia deles, tipo como foi o trabalho, porque escolheram essa profissão, que estilo de filme gostam, coisas do brasil... enfim, conversamos bastante e além de melhorar o inglês fazemos a "troca cultural" também!

- Escuto rádio durante as refeições, uma rádio só de notícias... 

- Saio com o baby sempre que posso e entro em mercado, loja, peço informação, converso com as pessoas   no parquinho... só falo com o baby em inglês também

- Leio o jornal! Todo dia vem um jornal gratuito aqui... leio as tirinhas também e procuro no tradutor do celular o que não sei

- Assisto filmes e séries com e sem legenda. Com legenda ás vezes pra ver como escreve as palavras, e sem pra ver se entendo. Assisti um filme com os hosts e entendi quase tudo!

- Estudo ESL. Comecei semana passada, sim, o curso é meio chato, maioria das coisas eu já sei e eu poderia esperar até Julho e começar um curso melhor. Porém: é de graça, querendo ou não lá eu só falo e leio e escrevo em inglês, e é melhor que ficar em casa fazendo nada né! Ah, e já conta as horas também...


Deixa eu contar que essa semana cozinhei feijão! Corri pra grupos e blogs perguntar como funciona a slow cooker... e ficou uma delícia! Os hosts pediram a receita e tudo, repetiram o prato... Segue o passo-a-passo do meu "Feixum" (meu host tentando falar feijão)

salada by meu host, que eu já fiz o feijão e arroz  né, por favor... :P


1. Piquei meia cebola grande e 2 dentes de alho

2. Coloquei na Slow Cooker (um panela elétrica que todo mundo tem aqui) 2 xícaras de feijão, a cebola e o alho, orégano, uma colher de óleo, uma colher de sopa bem rasa de sal, água até ficar uns 3 dedos pra cima do feijão, 2 folhas de louro (bay leaves)

3. Tampei, liguei no modo "low" e esperei 7 horas. 

4. Fiz aquela misturinha de farinha e óleo pra engrossar (2 colheres de óleo e 2 de farinha, mistura bem até ficar homogêneo) e acrescentei no feijão, mexi bastante, na hora já ficou cremoso. Esperei mais uns 15 min e pronto! 

Ficou exatamente com o gostinho do feijão da minha mãe... Gostei da slow cooker porque apesar de demorar quase 8 horas, você não precisa mexer nem nada, ele cozinha lentamente como se estivesse num fogão a lenha! Dentro é uma panela de cerâmica e o feijão nem chega a ferver... só vai esquentando... você coloca lá de manhã e esquece da vida até a janta! Ou coloca um dia antes pro almoço, ela desliga sozinha!


E é isso pra essa semana! Logo post sobre meu schedule detalhadinho :)

See you



6 comentários:

  1. Adoreeei !!! eu que adooro feijão, super tentarei fazer qndo chegar na familia !! rs...

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas, eh bem o que tenho feito.. o ingles so depende da gente ;)

    sucesso! Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Fiquei sentindo o cheirinho de bay leaves aqui! yummy!

    Esperando ansiosamente pelo próximo post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. AMEI as dicas! Adoro o blog. Me tira uma dúvida?? na parte "Fiz aquela misturinha de farinha e óleo pra engrossar", qual é a farinha?

    ResponderExcluir