terça-feira, 27 de novembro de 2012

Em busca de presentes baratos - parte 1

Esse post deveria se chamar "Kit Embratur", mas quis ser sincera...

O Kit Embratur é uma caixa de materiais oferecida pelas secretarias de turismo para quem está indo ao exterior.  Há relatos de épocas remotas em que esse kit continha coisas legais, como camisetas, bonés, chaveiros, canetas e outras bugigangas... tão legais que você economizava seus centavos e ainda impressionava a host family... Mas hoje em dia não é mais assim... apenas nos restam relatos chorosos de meninas que receberam um horroroso livreto que sequer estava em inglês, junto com cartazes de lugares que  nunca visitaram...

Mesmo assim, eu como boa aupoor que já sou, fui em busca do meu kit. Percorri milhares de informações google  e descobri que a maioria das meninas havia mandado um email para o Ministério do Turismo, e que muitas vezes eles pediam que comprovassem os dados do vôo e tudo mais antes de enviar. Mas também encontrei meninas que receberam o kit antes mesmo de ter o match, pensei: não me custa nada enviar um email né? E aconteceu que entre blogs e mais blogs eu achei o blog da Wellem! A Wellem vai embarcar em Janeiro assim como eu, e já pediu e recebeu o kit dela. No blog estão listados os emails das secretarias de turismo de todos os estados! Muito obrigada Wellem por fazer esse post super útil!

Peguei os emails do blog dela e mandei para o Ministério e para as secretarias de SC, PR e RS... que são as mais próximas de mim. Resultado: Já recebi o kit do Ministério e  de SC e o do PR também está vindo!
Importante: no email que mandei escrevi meu nome, o porque de eu estar solicitando o kit, falei que queria mostrar pra minha host family e tal, falei o lugar que eu vou morar, quando é minha viagem, quanto tempo ficarei lá e a agência... não me pediram nada sobre o vôo!
Segue o que veio nos kits:

do Ministério de Brasília: A tal da Vanessa me respondeu super simpática, me disse que o kit tava vindo meio pobrinho e perguntou se eu queria mesmo assim, e eu quis... e veio isso:

cartaz, mapinhas livrinhos com pontos turísticos, tudo em inglês

de SC: nunca me responderam, só mandaram o kit direto e veio isso:

livro com história e pontos turísticos, livro sobre esportes, livro sobre florianópolis, mapas de bolso em formato de passaporte, cartões postais, mapa de SC, livro com mapas e rotas turísticas
O de Brasília realmente veio pobre, e nem recebi nada sobre a Copa como tinham falado! Mas veio tudo em inglês... E o de SC eu adorei! Os livros são muito legais e bonitos... tem fotos, informações turísticas, endereço e email dos hotéis! Adorei mesmo... tenho foto pessoal em vários dos pontos turísticos que mencionam ali... Tem muita coisa legal MESMO... vou levar 1 guia pra host, o livro de esportes radicais pro host (ele adora e já morou no Brasil), aqueles que parecem passaporte vou levar pro resto da família, quando tiver ocasião... vou dar 1 guia bonito pra LCC (ela gosta da América Latina) e os outros guias menores vou guardar comigo, quem sabe pra alguma menina no treinamento, ou quando eu começar a estudar, algum outro parente dos hosts sei lá... mas fiquei bem feliz mesmo.

Agora  vamos ver se vai vir o do PR! Ah, só o que veio em português foram esses folders do Beto Carrero e os cartões postais. (que veio 22!!!) acho que foi meio aquela coisa: não temos mais onde enfiar isso, vamos mandar pra essa menina!

Ps. Desculpa essa imagem terrível, tava sem câmera na hora, tirei da webcam :P

E é isso,... permaneço esperando o visto, faltam 2 semanas pra eu ir pra SP!

See you

Pam

sábado, 17 de novembro de 2012

Comunicação com a family - Trocando emails

Hello aupairzada! Hoje vou falar um pouquinho sobre a comunicação com a host family, antes e depois do match. Eu tive a sorte de as duas famílias que falaram comigo pela CC entrarem rapidinho em contato, e vou mostrar pra vocês as coisas que fui conversando com elas...


A família entra no perfil

Momentos de tensão né? Dá aquele frio na barriga, vc não sabe direito o que pensar... E na CC temos o recurso de mandar uma mensagem pra família, pelo app. É uma mensagem curta, mas se você souber aproveitar ela deixará uma boa impressão na família, e um gostinho de "quero saber mais sobre essa girl"! Vejam o que eu mandei pra minha família (e saiu match hein!):



Hello M* Family!
Thank you for reading my profile. I read yours and I really liked the information about you. Soon I'll download my video and you'll see me in action with the kids :)
I am very curious about you and I think we could be a great match! Please feel confortable to ask me anything. If you want you can contact me by email, or by skype this weekend. S* is adorable, I'm sure he is discovering a new thing day by day, I think this age is amazing.
I hope to hear from you soon! Pam


Sim, fui rápida e rasteira, como se diz na minha região. Já fui logo falando a palavra match e marcando um skype! Deixei claro que queria saber mais sobre eles, falei sobre o baby, fui toda cute, quem não iria querer me responder depois dessa mensagem??? hahahaah. Perceba que eu ainda não tinha colocado o vídeo, mas já fui dizendo que logo eles me veriam em "ação com as kids". Logo eles me responderam dizendo que tinham me adorado e marcaram um skype!

Depois do primeiro skype

E você pensou que estava nervosa antes né? Mas agora sim você descobriu o que é nervosismo de verdade! Rolou aquele skype lindo, você se atrapalhou toda, não entendeu várias frases, e mesmo assim tá sorrindo de orelha a orelha. Esse é o momento de compartilhar o sentimento com eles, e de quebra descobrir o que eles acharam de você! Segue o email que mandei logo após o primeiro skype:

Hello again!

Just to tell you that now that I had a time to think, I'm even more happy with you.

Aí escrevi um pouco mais contando que estava indo viajar e que se eles mandassem email (na sexta) eu responderia só na segunda... Eles responderam que adoraram também, e que era pra eu "please stay in touch!" ...

A hora da verdade

Bom, depois de toda essa melação, chega a hora da verdade! É aquela hora em que você DEVE (perceba o caps, o itálico e o negrito, denotando a importância da ação) mandar uma lista com todas as suas perguntas e dúvidas para os hosts... Mas não precisa mandar um questionário numerado... manda como se fosse uma conversa:

 Well, I have a list of questions for you, it is strange to ask some things but I know (and hope you understand) it is necessary.

Aí mandei a lista... ATENÇÃO: eu mandei umas 18 perguntas: as primeiras foram TODAS sobre o baby, mostrando meu interesse (cof cof cof), depois sobre os hosts e seus hobbies e só no final eu perguntei sobre tempo off, sobre minhas tarefas com a casa (comida, arrumação, laundry) e sobre meu tempo pra estudar... 

Eles me responderam tudo detalhadamente, e mesmo assim mandei outro email depois, dessa vez com mais dúvidas sobre mim. Nesse meio tempo marcamos outro skype e saiu o match *-* (e depois novamente mandei um email contando como gostei do skype)

Depois do match

Agora é só alegria né? O pior já passou... mas acontece que a comunicação fica bem estranha depois disso... você já tirou suas dúvidas, já está tudo certo, então conversar sobre o que??? Bom, eu sempre mando email perguntando do baby e contando algo cotidiano da minha vida... e eles fazem o mesmo..Começou horário de verão? Mandei email... Marquei o visto? Mandei email... Sandy passou por perto deles? Mandei email perguntando se estava tudo bem... Chegou halloween? Mandei email... e assim vai. Não marcamos outro skype porque meu host está em Ohio e a host tá na California trabalhando,  e eles gostam de fazer o skype juntos <3  Uma coisa legal é que eles me mandam fotos, perguntam sobre minha vida e sempre dizem que mal podem esperar pra me conhecer!

E se eu não gostei da família?

Bom, eu acho que aquela primeira mensagem sempre é válida...mesmo que morem na fazenda com 7 filhos... vai saber se eles não tem um vizinho ou parente procurando aupair também? Aí depois de tirar as dúvidas e quem sabe até fazer um skype, você manda um email dizendo educadamente que acha que vocês não seriam um bom match, que eles são uma família linda mas você está buscando outra coisa, e que certamente eles encontrarão uma aupair ótima, inclusive pode indicar alguma amiga sua que se interesse!

E é isso girls, espero que esse post tenha ajudado quem está no mesmo barco que eu...

AH! Dia 11 de Dezembro vou tirar o visto! Aguardo seus pensamentos positivos pra que eu venha aqui com uma notícia muito feliz :D

See you

Pam

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A vida depois do Match

Eu pensava que depois do match minha vida seria uma correria sem fim... mas não. Pensei que seria uma coisa louca de visto, exames, falar com a família, arrumar as malas e ir... mas tudo está bem parado. E isso está me deixando MUITO agoniada!


Não consigo marcar meu visto porque ainda não abriu a data que eu quero... e inclusive está ficando em cima do prazo... não aguento mais essa espera! Ainda não tive tempo de pedir a PID e fazer o teste de tuberculina que a CC exige... então basicamente nada ocorreu na minha vida... Estou louca pra arrumar as malas, me desfazer das roupas que não quero mais... pra que tudo vire uma correria porque eu estou indo passar 1 ano em outro país, e simplesmente NADA acontece!

facilita aí, Tio Sam!

A dica pra quem fez match agora é: tire o visto o quanto antes, porque ninguém merece ficar nessa incerteza. Eu realmente não posso tirar esse mês por causa do trabalho, moro longe de São Paulo e seria muito complicado ir, mas se você mora perto ou tem disponibilidade, agende o mais rápido que puder! E aí logo você volta pra casa pra arrumar as suas malas e a sua vida.

Continuo em contato com minha family, thanks god que continuo adorando eles, e eles super atenciosos. Eu morria de medo de depois do match as coisas mudarem, sei lá... então pelo menos isso está tranquilo.

Então aqui vai uma lista do que estou conseguindo fazer por enquanto:

  • Assistindo filmes tristes sobre o fim do mundo (IMPORTANTE: não faça isso)
  • Listando os remédios que precisarei 
  • Listando as roupas que precisarei
  • Listando o que eu quero no kit unha
  • Listando pergunta possíveis pro visto
  • Trabalhando DEMAIS (IMPORTANTE: faça o possível pra não ter que fazer isso)
  • Pedindo as coisas que listei de presente de natal (a vida de aupoor começa antes do que você imagina...)
Ahhh e eu tenho uma novidade (uma pra salvar a pátria)!!! Agora eu faço parte do Wall Pair, olha que chique! E logo logo tem post meu por lá, na quarta-feira, não percam!

Espero voltar logo com notícias do visto

See you :)

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

My Future Host Family

Sensação boa essa depois do match hein? Nada de correria pra achar família, nada de desespero com o F5, nada daquele sentimento de "ninguém me quer". Só entrar no login e ver isso:


Claro que ainda pairam muitas incertezas... o visto (aiaiai), o contato com a família (fico meio desesperada esperando email deles!), mas saber que já passou todo o processo de preencher APP, de organizar documentos, de rezar pra aparecer uma host family boa, nossa, nem parece verdade!

Meu próximo passo é o visto, que ainda não consegui marcar... mas por enquanto não estou tãaao nervosa com isso, ainda parece um tanto distante. Enquanto isso vou contar um pouquinho mais sobre:

MY FUTURE HOST FAMILY

Minha família é assim: mãe cientista, pai cientista e baby de 1 ano! Serei a primeira aupair :)



Eles estão morando em Ohio, mas se mudarão para Ventura/CA em Janeiro, e eu chegarei na casa deles em 01/Fevereiro, portanto ainda não sei como é a casa (nem eles), mas eles me contaram como são as casas que estão visitando: todas tem 4 quartos e 3 banheiros (sendo um da aupair).

O baby é coisa mais amada! Ficou presente durante todos os 50 min. do último skype, subindo nos pais, comendo, tomando água todo bonitinho, batendo palminha, sorrindo pra mim! Parece bem calminho e qualquer coisa deixa ele feliz e distraído! hahaha

Os pais trabalham bastante, mas ainda não sabem qual vai ser o horário do host no novo emprego, portanto ainda não sei meu schedule, mas eles garantiram que vai ser fixo, com 1 noite por semana flexível, mas que sempre avisarão antes. Também falaram que tudo vai depender dos meus cursos, que são prioridade *lágrimas de alegria* ... 

Meus host já morou em 3 países diferentes (incluindo Brasil!) quando era criança, e viajou por vários outros. A host é americana mas de família Lituana (eu acho) e também já viajou o mundo todo... Ah! Ela também já hospedou um estudante da Turquia que não falava nada de inglês, por isso ela disse que esperava menos de mim, mas achou meu inglês ótimo! hahaha... Outra coisa: quando namoravam, eles passaram 1 ano longe um do outro... por tudo isso acho que eles me ajudarão muito! São muito interessados na minha cultura e em compartilhar a cultura deles comigo, disseram que entendem bem como é morar em outro país, estar num ambiente diferente, disseram que sabem o que é sentir-se homesick e me ajudarão se isso acontecer!

Os hosts também disseram que me querem como parte da família, que mesmo depois que eu ir embora querem manter contato... que eu sou convidada a jantar, sair e viajar com eles sempre, assim como fizeram com eles quando moraram em outros países (vamos ver... mas to acreditando!!)

Sobre os benefícios: terei quarto com banheiro, meu schedule aparentemente será tranquilo, o baby irá 3 vezes na semana na daycare ( a host acha importante pra ele, e a aupair adoooora hahaha), não tenho curfew, poderei aproveitar viagens com eles (nunca moraram na Califa e querem explorar a região, detalhe: o host também pilota jatinhos!)... mas: não terei carro!

 É, nem tudo é perfeito cara aupair! No fundo isso me deixa tranquila: sou um 0 no volante. Só tirei carteira pra entrar no programa mesmo... nunca dirijo, não tenho carro aqui... no fundo eu estava apreensiva de ter que dirigir como parte do trabalho. Sei que muitas meninas tem o carro só no off mesmo, mas não dá de querer tudo né? Eu estou amando minha family... senti o feeling! 

DETALHE: Não feche sem carro se vc é boa motorista e sem pesquisar muito! se eu tivesse meu carro, ou fosse acostumada a dirigir faz tempo não faria isso, é um risco que EU escolhi correr. Mas eu pesquisei muito sobre a cidade (inclusive meus hosts queridos me mandaram todos os links sobre transporte público, e disseram que estão fazendo o máximo pra encontrar uma casa o mais perto possível do transporte!)... achei até uma aupair da Guatemala que mora lá e ela também não tem carro!!! Segundo ela é possível viver sem... ela pega o bus e vai no mall, vai estudar, entre outros lugares que eu vi nas fotos dela hahaha...

E tem mais uma: a host falou que estão pensando em comprar mais um carro! eu tenho esperança que no futuro, depois que tiverem confiança em mim, me liberem esse carro que vai ficar dando sopa nos weekends! Esperança é a última que morre né gente???


E é isso... essa é a minha future family. Aaaah não posso deixar de mencionar minha LCC! Troquei uns emails com ela que foi super atenciosa, e ELA FOI AUPAIR! Não é lindo? hahaha... ela foi aupair na Alemanha quando era beeeem novinha... e também participou daqueles grupos de paz e viveu no Ecuador e mais algum lugar que não lembro... hj ela tem 3 filhos e é LCC, ajudando as meninas que estão vivendo o que ela já viveu! Legal né? Eu achei! hahaha

See you soon!