sábado, 22 de junho de 2013

Toma lá dá cá: troca de favores com a host family


Esse assunto é um tanto delicado pra muitas meninas, afinal, a linha que separa gentileza exploração é fina e além disso ela varia de família pra família, de aupair pra aupair. 

Muitas acham um abuso colocar aquele copo do host na lava louça, outras fazem muito mais do que deveriam, sei lá, é muito relativo mesmo, por isso vou contar a MINHA experiência aqui na MINHA família e como EU lido com isso, tá?


Com horários

Nos meu primeiro mês aqui eu raramente passava de 35 horas por semana, portanto estava sempre dentro do horário e com folga ainda. Até que um dia a host estava trabalhando em outra cidade e o host tinha um jantar de negócios. Ele ligou pra mim e pediu se eu me importaria de passar das 10h diárias e eu disse que não. Ele não ofereceu extra e eu também não falei nada, era a primeira vez que acontecia e eu queria ver no que ia dar... No outro dia minha host chegou e me deixou de folga durante a tarde, ok, pra mim valeu a pena! Depois disso uma noite eles precisaram de um overnight. Novamente eu aceitei e tudo correu bem. Em "troca" eles me deram outro dia de folga... E valeu a pena de novo! 

meu baby galã
Para você colega que está me achando uma sonsa que está trabalhando a mais de graça, deixa eu explicar melhor: 1) meus hosts não são do tipo que pagariam extra, infelizmente essa é a dura realidade. 2) Eu só tenho 1 baby que não dá trabalho algum 3) PRA MIM, os benefícios que eles me dão em troca valem a pena. 

Porém eu NUNCA passo das 45h semanais... meu baby vai na daycare, então de vez em quando, quando eu faço overnight, ele passa o dia anterior e o dia seguinte na daycare! E eu lá vou reclamar de ter 2 dias de folga pra ter que só dormir com o baby? Não né... Meus hosts também falaram que quando eu começar um curso (ainda não achei, assunto pra outro post) o baby pode ir 2 vezes por semana na daycare, enquanto eu estudo.. então pra mim vale muito a pena um dia ou outro passar um pouquinho das 10h, ter vários dias de folga e ainda ter flexibilidade pra estudar!








































Com a limpeza

Se você mora numa casa limpa, linda e organizada, sorte a sua! Porque você já deve ter lido nos grupos que nem sempre é assim... e minha casa segue a regra geral: não temos housecleaner e a casa é uma sujeira que só. 

Quando acontece do meu baby resolver dormir umas 3 horas na nap... ou quando eu não aguento mais a sujeira da cozinha, eu limpo. Isso acontece lááá de vez em quando... e eu tenho tempo pra limpar todo dia se quiser mas né? Não quero que ninguém se acostume a deixar sujeira pra mim... 

Ás vezes eu tiro a louça da dishwasher, ou coloco lá a que eles deixaram na pia... ás vezes ligo a dishwasher... já limpei a torradeira (tive que esfregar).. raramente varro o chão... se tenho tempo e estou no mood, eu faço! Mas aqui meus hosts são bem desligados sabe... eles não se importam mesmo com a sujeira (só quando não dá mais mesmo). Eu faço isso porque se eu deixo copo na pia, eles também colocam na dishwasher pra mim! Esses dias deixei um copo que eu uso no meu quarto só, que é meu, pra lavar depois e a host lavou pra mim... é como eles me disseram desde os skypes: quem tem tempo faz, se não der beleza. E claro que eu sempre tenho tempo... mas não faço sempre só pra deixar claro que não é minha obrigação... então é assim, aqui é sem crise... quem tá por perto faz as coisas e deu! Algumas vezes a host já fez a laundry do baby (que seria meu trabalho) só porque ela tava por aí e resolveu fazer, simples assim. Ela já passou aspirador no meu quarto porque "A porta tava aberta e achei que você não se importaria" ... se eu não conhecesse ela eu pensaria "Você tá me chamando de porca? tá dizendo que meu quarto tava sujo? você tá espionando meu quarto???" hahahah... mas, como eu já conheço.. sei que foi simplesmente pelo que ela falou mesmo! 

Quando a sala ta aqueeeela bagunça eu dou uma arrumada mais falsa que nota de 3 reais e a host ainda me agradece e acha o máximo... ela também me agradece de fazer a laundry, já pensei em dizer "esse é meu trabalho mesmo, ce sabe né?  Mas preferi ficar no "ooo imagina, de nada!" como se eu fosse a Madre Teresa fazendo um favor mesmo.

E é isso.... quando eu trabalho a mais, ganho mais folga! Se eu limpo a cozinha eles fazem a janta! Arrumo a sala, ela passa aspirador no meu quarto... Assim vamos levando nossa troca de favores... que pra mim funciona muito bem, não me importo nem um pouco de ajudá-los (beeem de leve né) e essas ajudinhas fora de hora me fazem sentir como parte da família.

Não perca nos próximos capítulos: a importância de escolher uma boa família e o dia em que deixei meu baby ficou trancado no quarto!

8 comentários:

  1. Adorei o blog e as dicas! Muito bom contar com pessoas que dividem as suas experiências! Daqui a mais alguns dias estarei passando por coisas parecidas, hahaha. beijo

    ResponderExcluir
  2. adorei o post!
    realmente, acredito que é bem assim. uma mão lava a outra, (quase) da mesma forma como acontece no Brasil. rsrs

    mas isso da sujeira heim? tomara que eu nao feche com uma família taaao sujinha. hahaha e fica mt ruim se a au pair se oferece pra limpar, desde que ganhe um extra? ja li sobre isso no blog das 30 aupairs. o que tu acha?

    ansiosa pelo post do dia em que o baby ficou trancado no porão daojdoiajd

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu penso muito nisso de como vais er essa parte quando eu chegar ai haha.. tenho medo da família folgar, porque eu sou uma "senhora arrumadeira", não sei ver coisa suja e não limpar, arrumar e organizar hahaha.. Pelo que eles e a atual au pair falam, é tudo muito limpinho e organizado, mas vai que né.
    E eles sempre pagam extra também pelas coisas "a mais", vamos ver oq acontecerá comigo haha..

    :**

    ResponderExcluir
  4. Realizar pequenos favores não mata ninguém e além do mais torna-se agradável a convivência e a au pair acaba ganhando em $$$ ou em folga ( o que muito bom também).

    Gostei da sua dosagem de favores e vc está certissima e da sua postagem !
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. É, sei como é essa troca. Parece bem bacana, mesmo. Sem exploração.
    Aii, to morrendo de medo da sujeira dos americanos DDDDDDDDD:
    Que tenso isso meu, sou toda neurótica com limpeza!

    Beeijo
    realidadeauperiana.com

    ResponderExcluir
  6. Ponderação e bom senso sempre. Parabéns por vc ter os dois!
    Bjos ;*

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Li seu blog quase que inteiro! E adorei! Com certeza foi um dos mais bem escritos e detalhados que vi sobre AuPair (e olhe que já li muitos!).
    Todas suas dicas e a experiência relatada está me ajudando!

    Espero chegar a tempo de conhecê-la!
    Aline

    ResponderExcluir
  8. Meninas obrigadíssima por todos os comentários!!! Fico muito feliz cada vez que vejo um comment novo aqui... desculpa o atraso em responder! haha

    Duda tem muita família mais "sujinha" mesmo mas também tem muita que tem housekeeper que pelo menos dá uma amenizada... Eu acho de boa se oferecer pra limpar e ganhar extra se você perceber que a família aceitaria! Porém a minha eu já sei que não aceitaria, eles seguem as regras todas então nunca tive coragem de me oferecer pra isso!

    E Sabrina o melhor a fazer é deixar que a sujeira deles seja problema deles mesmo... tem muita menina que começa ajudar e depois vira obrigação! Então tem que cuidar ao máximo pra não virar isso, que é como faço aqui, ás vezes não aguento e limpo... mas se não eu limpo só a parte onde farei minhas comidas mesmo... deixa pra arrumar só o seu quarto :P

    ResponderExcluir