domingo, 7 de julho de 2013

Família "de boa": o que é? Como encontrar?


Gente, considero esse assunto muito importante pra ter um ano de sucesso. Antes de vir eu trabalhei 4 anos em escolas públicas e particulares, e também em escola de inglês, com todas as idades e situações possíveis: desde bebê de 3 meses até adolescentes de 17 anos. Nesse tempo eu tive alunos maravilhosos e outros nem tanto assim... e tive pais de alunos maravilhosos e outros que não quero nem comentar! Mas o meu tipo de pais preferido sempre foram os pais "de boa".



Mas o que são os pais "de boa"? (juro que eu queria outro adjetivo pra usar mas não lembro de nenhum agora). Eu tive alunos cujos pais eram o máximo comigo, levavam presente pra mim em todas as datas, etc... que sonho né? Mas não eram esses os meus preferidos, porque esses eram aqueles que me tratavam muito bem, porém se algo acontecia com o rebento deles a culpa era toda minha e o comportamento mudava então esses não eram os pais legais (legais funciona melhor né?). Os legais eram aqueles que não me levavam nenhum presente, mas me tratavam bem sim, mas sem exageros... e quando a kid caía e ralava o joelho: tudo bem! porque isso acontece... A kid saía no soco com o coleguinha: Ok! é a infância... A kid chegava toda suja de barro em casa: que bom! Sinal que brincou bastante. Esses são os pais legais.

Não que os pais legais sejam relaxados ou desleixados com os filhos, não é isso. Eles apenas não vão surtar se aparecer uma mordida de mosquito no bebê. E era exatamente esse tipo de pais que eu esperava ter aqui nos EUA porque isso significa menos frescura, mais alegria pra aupair.

Logo nas primeiras conversas com minha family por email e skype eles deixaram claro que gostariam que o baby brincasse muito fora de casa, na grama, na terra. Eles disseram com todas as letras que "Não nos importamos se ele comer uma folha, ele está apenas tentando descobrir o mundo". E foi assim quando eu cheguei. Eles não se desesperam quando o baby se machuca (e consequentemente não o mimam demais). O primeiro acidente que tivemos foi no parquinho... meu baby foi correr e mordeu a língua, ficou sangrando. Cheguei em casa e contei pro meu host, obviamente receosa do que ele ia dizer... e ele abriu um sorriso e disse "Uau! Então você tinha sangue na sua boca? Você tá virando um vampiro?? Oh meu deus você é o Drácula *pega o baby e começam a "voar" pela sala*. Depois disso inúmeras vezes ele bateu a cabeça, raspou joelho, cortou boca... (como disse uma amiga: O baby da Pam só está vivo por acaso mas não é verdade tá gente??? Eu fico cada segundo com os olhos vidrados nele sqn zoeira.) Até que semana retrasada algo mais "grave" aconteceu.

Estava eu sendo linda na cozinha terminando um bolo de chocolate as 5 da tarde e meu baby brincando por ali... até que ele sumiu e eu continuei terminando o bolo. Ele SEMPRE vem até o quarto dele, pega brinquedos e volta pra onde eu estou... mas nesse dia a porta do quarto dos hosts estava entreaberta e ele foi dar uma espiada lá... e decidiu fechar a porta. Eu vi que ele estava demorando voltar e vim atrás dele e nada... Quando fui abrir a porta do quarto dos hosts... tava trancada! Ele tinha se trancado lá dentro. Pra quem ainda não sabe essas trancas dos EUA são diferentes e pra aupairs em especial elas são uma M$#@&* porque é muito fácil de se trancar "por dentro" e a aupair bobona que fica pra fora não tem como abrir. E foi isso que meu kid fez. Ai ele começou a chorar desesperado é claro... E eu saí abrindo todas as gavetas do mundo à procura de uma chave que funcionasse e NADA. Tive que ligar pro host vir abrir a porta, mas ainda eram 5:15, ele estava trabalhando. Liguei mesmo assim claro... e ele teve que pedir carona pra chefa dele trazer ele correndo pra casa! (porque meu host tá salvando o meio ambiente e vai de bike trabalhar). Veio host e chefa japa do host aqui... e o baby lá desamparado... aaaand o host não tinha a chave do quarto dele! Tentamos todas as James Bond strategies possíveis, abrir com grampo de cabelo, clips, prego, passar cartão, arrombar (mas não dava pq o baby tava atrás da porta né)... e no fim, depois de 1h a porta finalmente abriu!!! E lá estava o meu baby deitado no chão, xixi passando, cara inchada....

A chefe do meu host ficou olhando pra mim tipo assim "So this is an aupair" 
Pedi mil desculpas pro meu host, falei que eles ainda tinham que me amar porque tinha bolo de chocolate na cozinha, expliquei como "tudo aconteceu rápido" e ele se trancou lá e etc... E tudo ficou bem! Não que o meu host achou isso o máximo e disse "vamos fazer de novo amanhã!"... mas ele ficou dizendo que eu não precisava pedir desculpas at all e pra eu não me preocupar com isso. Depois do jantar ele ligou pra host no skype e contou tudo... ela deu risada da situação também e disse "Wow Sam você já aprendeu a trancar portas?" E todos viveram felizes para sempre.


Esse e o tipo de fechadura aqui em casa, só virar esse pino e tranca!

E é isso que é uma família de boa. Eles sabem que essas coisas acontecem e que eu não posso controlar tudo. Lembro da aupair que queimou algo no fogão e disparou o alarme de incêndio e os hosts falavam que "não confiavam mais nela", ou da que bateu o carro ( e as kids nem tavam junto) e entrou em rematch... podem ser famílias perfeitas mas se você der uma mancada (que nem é culpa sua de repente) eles perdem a confiança em você e isso destrói o relacionamento. A minha família não é perfeita, tem a sujeira... tem a economia na comida (eu como bem aqui... mas né), não são de me abraçar, dar presentes e essas coisas... porém é muito bom saber que não preciso ficar ensaiando no espelho como contar pra host que "arranhei a perna do baby sem querer" ou algo assim... porque ela confia em mim e acidentes acontecem (aliás acontecem muito mais quando a kid tá ao cuidado dos pais, vocês verão! aahahha)

E finalmente dicas de como saber se a família é "de boa":

- Confira o APP e veja se eles falam algo sobre brincar na grama, areia, barro, mar, se são positivos quanto a isso.

- Famílias que tem schedule muito detalhado (tipo: as 8 ler um livro, as 9 cantar, as 10 pular corda) geralmente não são tão "de boa" pois querem controlar cada passo da kid... corra pras colinas.

- Se não tem informação no APP, pergunte! Algumas perguntas que eu faria são:

Qual a importância da natureza no dia a dia dos seus filhos?
Você poderia descrever o que seria um dia ideal de brincadeiras para seus filhos?
Como é a rotina de laundry das kids? (pra ver se eles são mto pirados por limpeza)
Qual o comportamento da sua kid quando ela se machuca?
O que eu devo fazer se a kid se machucar, ralar o joelho por exemplo?
Quais atividades em família vocês fazem no fim de semana?

Vou postar aqui frases diretamente do APP dos meus hosts que deixaram minhas anteninhas ligadas de que eles poderiam ser uma boa família:

He loves to smile at strangers and make them laugh. (já vi que falar com estranhos era ok)

We love to go biking, hiking and walking. (quem faz isso é ok com natureza e machucados)

Our aupair is an adult and thus we trust them to be generally responsible.
We are always looking to learn more about the many cultures in the great world around us.

Our house is comfortable but disorganized (ok que faltou um "very" antes do disorganized, mas deu pra ver que não eram maniacos por tudo no lugar e tal)

We don't mind Sam getting dirty, so going outside and exploring the world will be a basic and ongoing activity. We won't mind if he decides to taste a rock or a leaf and would just ask to make sure he doesn't choke on it. (foi nessa frase que comecei amar minha family).

His parents are looking for someone who can guide that exploration without getting in the way. (ou seja, eles queriam alguém pra acompanhar o baby... se ele caiu ok, ele tem que aprender que o que ele faz tem consequências... )

Enfim...quando meu baby coloca uma ameixa podre que ele achou no chão na boca, minha host não dá um duplo twist carpado pra arrancar o negócio da mão dele ela apenas diz pacientemente que "isso não é de comer"... as vezes ele prova, vê que é ruim e não prova mais ("O que não te mata te fortalece" deve ser a frase preferida dos meus hosts). E isso é very nice, porque eu como aupair não preciso me preocupar a cada segundo com o baby, não preciso ficar na neura de "ele não pode fazer isso porque vai cair" afinal ele tem que aprender... e aprende muito bem viu? Ele é super independente...

E depois dessa bíblia do Rei James só me resta perguntar o que teremos para o próximo post?! Comida americana? Os 6 meses de EUA? Compras? O que vocês querem saber? Me contem nos coments!

See you ;)

13 comentários:

  1. eu quero uma família assim mesmo, que seja mais de boa. porque eu sou bem de boa, acho que a criança tem que fazer as coisas mesmo pra aprender, e seria muito mais bacana viver com uma família que compartilha da mesma opinião né :)
    parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Vou criar meus filhos assim. s2 liberdade e experiências próprias!

    ResponderExcluir
  3. Curti esse post, dei risada e reconheci minha hostA na sua história =)
    Bom, pra te ajudad a decidir (ou não, kkk), quero ler "Gororoba... quer dizer 'Comida' Americana"

    ResponderExcluir
  4. Tbm gostaria muito de uma family assim pq seria muito parecida com a minha própria rs pais neuróticos são chatos!hahaha tema pro próximo post voto por compras, ou sugiro 'vida em los angeles' pq é meu sonho a área que vc mora :D

    ResponderExcluir
  5. Tbm sou professora aqui no BR e sei bem do q vc ta falando..hehehe Espero q minha family seja de boa tbm, e acho q de acordo com o app, email e skypes, acho q são sim...I hope...hehehe Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom ! Excelentes dicas, vou anota-las e prestar atenção aos pequenos sinais dos pais "neura" e diferencia-los dos pais legais !
    E parabéns pela tua família, eu concordo com eles que é assim que se educa uma criança !
    Um beijo !

    ResponderExcluir
  7. Muito legais os toques! Nunca vi algo relacionado! Parabéns e boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Pam, Amei teu post e concordo perfetamente tudo o que tu falou.

    Cuida bem do Sam porque ele ainda tem que conhecer a minha baby =)
    haha

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Amei seu post, muito 10!!! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu post e anotei as questions pra quando falar com as famílias! :)

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post :)
    Muito legal meus seus host, todo mundo fala que os pais nos EUA são completamente malucos em relação aos cuidados com as crianças, mas é como vc falou precisa cuidar da maneira correta neh...

    Tadinho, acho que ficaria desesperada tbm, imagina só ouvindo o choro dele e não conseguir resgata-lo, mas que bom que no fim tudo deu certo.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por todos os comentários meninas! Eu acho a criação do meu baby bem legal mesmo, é claaaro que tem alguns defeitinhos, mas acho que é melhor do que a maioria das outras famílias americanas! Clara o próximo post será sobre LA! (o próximo depois do da comida... ehhehe)

    ResponderExcluir
  13. Nossaaa, isso sim são pais de boa rsrs
    sério, eu me preocupo muito em ira pra uma familia que se acontecer qualquer coisinha com a kid eles ja ficam loucos e nao confiam mais na au pair...isso pode acontecer muito, aqui no Brasil é assim, se vc deixa a criança se machucar os pais ja ficam furiosos (alguns) e seila, essas coisas acontecem, aconteceria tambem com os proprios pais. Enfim, adorei seu blog, to acompanhando hehe beijos

    ResponderExcluir