sábado, 30 de março de 2013

Au Pair sem carro - Porque eu sei que amar pé, amor, é lenha!

Ops, 15 dias sem postar, é isso que dá fazer um post sobre viajar com a família no Wall Pair e achar que foi aqui! Hahahah

Então hoje eu vim falar sobre um assunto polêmico, que tem lá suas razões para sê-lo: a aupair sem carro!

Acontece com muitas meninas: entra uma família linda no app, no lugar que você sempre sonhou, a cada linha do perfil deles você se apaixona mais até que chega aquele momento broxante: "Você disponibiliza um carro para a aupair?", e a resposta é Não, ela terá que andar de transporte público.
Isso quebra as pernas de qualquer aupair. Como assim não vou ter carro? Como vou ir para as baladas? O que vou fazer no tempo off? E la se vai uma família pelo ralo...

Eu não tenho carro, nem pra mim, nem pra dividir, nem NADA. Aqui na minha família só a host tem carro, e como ela trabalha em outra cidade e ás vezes passa até 3 dias fora, ficamos eu e o host dad e o baby aqui a pé mesmo! Mesmo assim minha experiência está valendo a pena? SIM. Se eu me arrependo e trocaria por uma família com carro? NÃO. Se eu indico famílias sem carro? NÃO. Eu sei, estou sendo meio controversa... então vou explicar de uma forma mais esquematizada:

Eu escolhi esta família sem carro pra aupair porque:

- minha CNH era recente e eu não pratiquei nada no Brasil, e no fundo eu não queria mesmo ter essa responsabilidade aqui;
- Eu queria cuidar de baby, e desde então já sabia que provavelmente não teria carro;
- Eu conversei MUITO MUITO MUITO com eles sobre como funcionaria com caronas e como era o transporte da cidade. Eles estavam para alugar uma casa e escolheram uma casa pequena só porque é perto do centro e dos ônibus e assim seria mais fácil pra mim;
- Eu passei HORAS no google maps e confirmei que conseguiria ir andando em muitos lugares (em média caminhando 20 minutos);
- Moramos perto de Los Angeles, quase na praia....
- Tenho só 1 kid, meu schedule é fácil, meus hosts são legais, tenho liberdade pra fazer tudo na casa e tudo que eu quiser fazer com o baby (isso pra mim era fundamental)



Chegando aqui, como está sendo na prática não ter carro:

- Tem um parquinho na esquina da minha casa, se estou com preguiça levo o baby ali;
- Se estou animada caminho 20 minutos com ele no carrinho até o centro, onde tem museus, parques, lojas, etc
- Caminho 20 minutos até o Albertsons (mercado grande com starbucks e tal) e Dollar tree, Yoguland;
- Caminho 10 minutos para o Burger King, KFC, Dunkin Donuts, pizzaria, banco;
- Pego um ônibus na esquina de casa e em 5 minutos estou no shopping (Walmart, Target, Ross, etc)
- Vou de bicicleta para a escola (ou para o shopping também) em 10 minutos;
- Se quiser ir para Los Angeles tenho que pegar um ônibus para o metrô, e do metrô desço na calçada da fama. Lá também é fácil pegar o metrô e ir para os parques. Acho que dá entre 20-30 dólares (sai carinho);
- Tenho amigas aupairs que moram pertinho e me dão carona na maior boa vontade (sério), esse fator considero sorte!

A estação de transporte público da minha cidade

Pra quem eu recomendo aceitar família sem carro:

- Se a família é realmente tudo aquilo que você sempre sonhou;
- Se você não vai ter carro porque eles não tem como de disponibilizar um. (Se tem 4 carros na garagem e eles não querem te dar um é mancada!);
- Se a casa for REALMENTE BEM LOCALIZADA, como a minha, que 10 minutos você tá em vários fast foods (gorda haha) ou pode ir de bicicleta pro shopping, é tipo DO LADO do ponto de ônibus, etc;
- Se seu schedule é bem folgado (o que permite você ter um tempo hábil de ir pra escola ou etc usando ônibus, a pé ou bike);
- Se a cidade tem um clima bom! Importante essa! Na wikipedia mostra as mínimas e máximas de temperatura do ano inteiro das cidades, aqui na minha cidade está sempre quente e nunca chove, nunca mesmo;
- Se você é um 0 no volante como eu e não se sente segura dirigindo


Pra quem eu NÃO recomendo, mesmo que tenha amado a família:

- Se você tem seu próprio carro e é acostumada a dirigir no Brasil;
- Se é uma cidade com inverno rigoroso;
- Se é uma cidade longe de cidades grandes e você tem que caminhar bastante até o ônibus;
- Se você não sabe andar de bicicleta! hahahah

Perdendo peso e ajudando o meio ambiente ao mesmo tempo!
Então, a dica principal é: tente encontrar uma família com carro. Embora eu esteja me virando bem, é sempre melhor ter um. Só considere não ter carro se a família realmente vale a pena pra você, mas assim, se vale meeeesmo, se é tudo que você sempre quis, se a família é perfeita, se você não consegue pensar em outra coisa pro seu ano de aupair e se bate com os requisitos que eu falei!!!

Lembrando também que eu dei muita sorte ou sei lá o que de ter uma amiga brasileira que me dá várias caronas e a mexicana que já me deu carona também e hosts que se dispõe a me levar nos lugares (a host sempre me pergunta se eu quero carona pra algum lugar quando to off).

Nos próximos posts história da minha viagem pra San Francisco forever alone e como estão meus estudos! Já completei dois meses de EUA :) Agora estou indo pintar ovos de páscoa com minha host family (momento owwwn)

See you






13 comentários:

  1. Muito bem elaborado o post!
    Eu sou au pair sem carro, nao me arrependo nenhum segundo tambem. Porque moro bem localizada. Posso ir a pe em varios lugares, a estacao de trem fica no final da rua e estou a 10 min de trem de center city em Philly!... Mas sei que tambem tem suas desavantagens..mas como vc disse.e uma kid, tenho liberdade e o schedule e bom! =)
    No pain no gain!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então somos as sortudas né Bru! Por isso que vale a pena conversar com todas as famílias... ser mente aberta... aupair é isso né!

      Excluir
  2. Vi seu post por acaso e acabei lendo, pq carro eh algo que me incomoda muito aqui rsss mesmo minha hf deixando eu usar o carro, eu me sinto agoniada pq sempre tenho que pedir, e no Brasil eu tinha meu carro desde os 18 anos, então é meio barril depois de quase 27 anos no lombo ter q tá pedindo permissão! rsss Por isso achei super importante que vc destacou o fato que se já tem carro no Brasil, n aceite family sem carro, pq vc vai se arrepender com certeza!!
    E gostei muito de ler que vc ta se virando bem ai, e que tá se divertindo, afinal ser AuPair eh isso ne?? Fazer varias limonadas com os limõezinhos que dão pra gente! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marcia, é assim mesmo né... por mais mais mais que a família seja de boa essas coisas de permissão são estranhas, e nunca será nossa casa... Mas concordo com você, temos que fazer limonada com os limõezinhos (adorei kkk)!! Beijos

      Excluir
  3. Ai que lindo! Super útil seu post!!!

    Eu sou muito parecida com você, na verdade. To tirando a minha carteira agora, e provavelmente me sentirei mais confortável caminhando um pouquinho se a casa for bem localizada e tal... Mas como você disse, só se a family for muito perfeita pra mim.

    Beeijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, conversa tudo beeem conversadinho mesmo Suélen, não tenha nunca vergonha de perguntar... esse é o ponto principal, o relacionamento com a family já começa nos emails, então tem que começar direito! Mas se dê a oportunidade de conversar com todas, mesmo aquelas que não cobrem seus requisitos, porque pode ser que seja uma boa família!

      Excluir
  4. Super concordo com seu post! Porém, eu tinha carro no Brasil, e se eu viesse pra cá e não tivesse, mas morasse tão bem localizada como você, eu não veria problemas. Afinal, quem se enfia nessa de au pair, tem que ter cabeça aberta e saber que nenhuma família NUNCA será totalmente perfeita. Pra ter algo, não se pode ter outro. Nunca se pode ter tudo!
    Aqui tenho carro que divido com a host, preciso pedir sempre também, mas nunca me disseram não! Eu só não uso quando não tem carro em casa - e isso é só no meu tempo on. Ou seja, to off = tem carro na garagem pra eu usar.
    Sinto falta de ter meu carro próprio, mas não pelo fato de pedir, isso não me incomoda. Mas pelo fato de ser meu, de eu poder lavar (porque né, se lavam carro aqui eu nunca vi kkk), de poder colocar o que quiser nele, de poder sujar e ngm me incomodar, de poder deixar um casaco dentro dele uma semana e ngm falar nada. Haha :P
    Mas com certeza se sobrevive sem carro.
    E as au pairs que vem pra cá e exigem ter um carro, mas nunca tiveram um carro no Brasil..ai que nojo dessa gente! kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA Clau, poder lavar o carro!!! Essa até eu sinto falta hein... porque sem comentários... hahaha.... Mas é isso mesmo, não pra pra ser aupair barbie né? Tô feliz com minha escolha graças a deus...

      Excluir
  5. oi, pamella!!
    muito util o teu post ;)

    eu vi que tu é aupair pela CC e queria te pedir se tu poderia falar um pouco dos meetings com a lcc.
    pq eu pretendo ir pela CC, mas antes disso eu queria entender cm sao esses meeting, qual a nossa obrigação em ir, em que momentos eles acontecem (pq ja vi varias meninas reclamando que seria num fds de viagem e tal).

    é isso, hehe
    adoro seu blog!!
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduarda eu AMEEEI sua sugestão! Já estava perdida no que escrever mesmo... hahaha... amanhã mesmo farei um post sobre isso!

      Excluir
  6. Não conhecia seu blog ainda, adorei!
    Muito legal saber que dá pra sobreviver sem carro.. rs
    Beijos!

    http://daniaupair-usa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Se ta LOUCA colega.... Se vc tem carteira, a Cultural Care exige o CNH, porque eu tentei papear com eles mas não adianta tem que ter a maldita carteira provisória. Pra quê eu vou ficar sem carro se é uma exigência da CC o.O Se eu tive que esperar e gastar meu dinheiro em uma autoescola aqui no Brasil eu quero um carro como Au Pair é o minimo que a familia pode fazer pela gente!

    ResponderExcluir
  8. OI, AMEI SEU POST.POREM NO MEU CASO, EU QUERIA IR LOGO QUANDO EU FIZER 18 ANOS , PQ MEU ANIVERSARIO E EM MARCO, E SE EU TIRAR A HABILITACAO, VAI DEMORAR MUITO, POIS EU JA TENHO COISA PROGRAMADA EM 2020 NO COMECO DO ANO, NAO DARIA TEMPO DE TIRAR A CARTEIRA DE MOTORISTA. EU PROCUREI EM VARIAS AGENCIAS E NAO ENCONTREI UMA QUE NAO REQUIRI-SE A HABILITACAO. EXISTE ALGUMA QUE NAO PRECISE? ALGUMA FAMILIA ACEITA AU PAIR SEM CARTEIRA?

    ResponderExcluir